O deputado Alexandre Curi (PSD) já pode ser considerado o novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Terminou o prazo para as inscrições de chapas para a sucessão de Ademar Traiano (PSD). A única chapa inscrita – “Fortalecimento e União do Poder Legislativo” – é encabeçada por ele, que é neto do emblemático e polêmico Aníbal Khury, que por vários anos também comandou a Alep.
O segundo cargo mais importante da Casa, a 1ª Secretaria – que segundo os próprios deputados detém a caneta mais pesada do Poder Legislativo – será ocupada pelo deputado Gugu Bueno (PSD). Flávia Francischini (União), Delegado Jacovós (PL) e Moacyr Fadel (PSD) ficarão com a primeira, segunda e terceira vice-presidência respectivamente. A deputada Maria Victória (PP) segue na 2ª secretaria, enquanto os deputados Requião Filho (PT), Alexandre Amaro e Goura serão os responsáveis pelas demais secretarias.
A eleição está marcada para esta segunda-feira (12), mas os eleitos só assumirão seus cargos em fevereiro de 2025 quando será iniciada a 3ª e 4ª sessões legislativas da 20° legislatura, que se encerra em 31 de janeiro de 2027.
A partir da eleição, os partidos irão começar a articular as presidências da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Orçamento e a Comissão de Economia, as mais cobiçadas da Alep.
Fonte: ALEP e Polit. Corr
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.