A Assembleia Legislativa do Paraná confirmou a liderança para o biênio 2025/26 reafirmando os nomes eleitos na chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo, apresentada em agosto, tendo o deputado Alexandre Curi (PSD), atual primeiro-secretário, assumindo a presidência a partir de fevereiro de 2025 até 31 de janeiro de 2027.
Ampliação da Assembleia Itinerante em 2025, visando aproximar o Legislativo das demandas regionais, terá seu maior empenho. Além disso, Curi planeja impulsionar iniciativas de tecnologia e inovação na Assembleia, mencionando negociações com o Google para implementar inteligência artificial e a intenção de tornar a sede mais sustentável, com energia solar e redução do uso de papel.
Trajetória - Alexandre Curi assumirá a presidência pela primeira vez. Atual primeiro-secretário, ele ocupou a mesma a função entre 2007 e 2010. Alexandre Curi iniciou a carreira política acompanhando o avô e ex-presidente do Poder Legislativo paranaense, Aníbal Khury, aos 16 anos. Em 2000, elegeu-se vereador de Curitiba – à época o mais jovem entre as capitais do Brasil. Em 2002, assumiu pela primeira vez uma cadeira no legislativo estadual.
Foi reeleito em 2006, como o deputado estadual mais votado do Paraná. Em 2010, repetiu a votação expressiva da eleição anterior e foi reconduzido com mais de 134 mil votos. Já em 2014, obteve votação em 150 municípios paranaenses, retornando à Assembleia Legislativa. Chegou ao quinto mandato em 2018, com 147 mil votos. Em 2022, tornou-se um dos 10 deputados estaduais mais votados do Brasil, com mais de 237 mil votos.
Mesa - Na nova composição eleita, o deputado Gugu Bueno (PSD) será o primeiro-secretário; já a deputada Maria Victoria (PP) permanece na Segunda Secretaria. A deputada Flávia Francischini (UB) assume como a primeira vice-presidente. Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente. A terceira-secretaria fica sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto secretário.
Fonte: TUDO POLITICA - Ass. Com. ALEP
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.