A decisão, já aguardada nos bastidores, se deu após reunião virtual realizada nesta segunda-feira (27) quando, por a maioria de votos, prevaleceu a ideia de aliança com o PSB — costura devidamente aprovada pelo presidente Lula e pelo comando nacional do partido.
Esta articulação já era dada como certa, aguardava-se somente a oficialização. Apesar do peso e tamanho do PT, a vaga de vice de Luciano Ducci não será de nenhum petista. As tratativas estão avançadas para trazer Goura Nataraj, do PDT, para ser vice de Ducci. O partido de Lula vai figurar apenas na coligação do PSB.
Se confirmada a tabelinha Ducci e Goura será a primeira vez na história do PT, desde a sua fundação em 1980, que o partido não terá candidato a prefeito nem a vice em Curitiba. O PT só não teve candidato como cabeça de chapa na capital paranaense na eleição de 2012, quando a legenda indicou Mirian Gonçalves como vice de Gustavo Fruet, então no PDT. Os dois acabaram vitoriosos vendendo o hoje governador Ratinho Junior.
Segundo informações, 15 dos presentes foram favoráveis à aliança de Ducci e do anúncio ser feito ceainda nesta segunda-feira — e 7 queriam adiar a decisão do rumo que o PT tomaria na eleição de outubro. O deputado federal Zeca Dirceu, que defendia candidatura própria do partido, foi o mais resistente, mas acabou vencido.
A estratégia do PT em Curitiba é puramente pragmática. Ao invés de lançar candidato próprio e dividir os votos do campo da esquerda, o partido de Lula tem se unido a partidos de esquerda. Isso não só em Curitiba, mas em várias cidades do Paraná e em outras capitais do país. Em São Paulo, por exemplo, o PT vai apoiar Guilherme Boulos, do Psol. No Rio de Janeiro, os petistas devem andar de mãos dadas com o prefeito Eduardo Paes, do PSD. Em Salvador e Recife, a mesma estratégia: unir para conquistar.
Fonte: Tudo Politica . Ass. Com. Blog Pol.
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.
....e tem mais uma coisa. Essa conversa de que o prefeito tem que ser de esquerda porque o presidente é de esquerda, não é verdade. Aqui em Paranavaí o prefeito Rogério recebeu apoio do governo PT e ele não era do PT.