Osesa
Associação de produtores irrigantes foi criada com abrangência estadual.
27-01-2020 10:54:43
Presidente eleito diz que o Paraná poderá passar de segundo para maior produtor de grãos do país.



Pensada inicialmente para ser uma entidade de âmbito regional, Associação de Produtores Irrigantes do Paraná (APIP)  reúne técnicos e produtores que utilizam a técnica da irrigação na produção agropecuária, ganhou peso maior: ela tem abrangência estadual. Esta foi uma das sugestões acatadas durante a Assembleia Geral de fundação da Associação de Produtores Irrigantes do Paraná (APIP), realizada na sede do Sindicato Rural de Paranavaí (SRP), que reuniu interessados de vários municípios da região.

Na mesma ocasião foi eleita uma diretoria provisória, que terá prazo de um ano para organizar a entidade, apresentar proposta de estatuto, submetê-la à apreciação dos associados e organizar eleição para escolha da diretoria definitiva, que terá mandato de três anos.

Para o presidente da diretoria provisória, o pecuarista Demerval Silvestre, a adoção da irrigação na produção agropecuária do Paraná poderá levar o Estado a ser o maior produtor de grãos do país, posição ocupada atualmente pelo Mato Grosso. O Paraná vem em seguida.

PROGRAMA – Em setembro do ano passado, o Governo do Paraná lançou o Programa Estadual de Irrigação, o Irriga Paraná, atendendo solicitação do SRP. O pedido, que teve o apoio da Sociedade Civil Organizada de Paranavaí e Região, que tem Silvestre como um dos coordenadores, e Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, foi feito durante a edição 2019 da ExpoParanavaí.

O grupo que vinha trabalhando para viabilizar a entidade teve a assessoria da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP), através de sua diretora Priscila Silvério Sleuyjes. Demerval ainda reforçou a necessidade de produtores e técnicos se capacitarem para a adoção da técnica. “A irrigação não é coisa para amadores”. O presidente disse que em Paranapanema, sudoeste paulista, onde fica a sede da ASPIPP, 75% da região é irrigada e os produtores de grãos colhem cinco safras a cada dois anos.

O secretário da Agricultura de Paranavaí, Tarcísio Barbosa de Souza parabenizou o Sindicato Rural pela iniciativa e defendeu o fortalecimento do associativismo no campo. Segundo ele, a organização dos produtores é essencial para conquistas e acesso a novas tecnologias. Ele colocou a equipe técnica de sua secretaria à disposição para contribuir com o projeto de irrigação.

DIRETORIA – A diretoria provisória da APIP ficou assim constituída – presidente: Demerval Silvestre; vice-presidente: Ivo Pierin Júnior; secretário: Leandro da Silva; 2º secretário: Antônio Teruo Kato; tesoureiro: Gilberto Pratinha; e 2º tesoureiro: Elson Luiz Nogara.

O Conselho de Administração será formado pelos representantes das Câmaras Técnicas. Cada Câmara indicará um titular e um suplente. As Câmaras Técnicas deverão ganhar novas adesões, mas, na assembleia já ficam definidos alguns nomes.

A de Citrus já tem a participação de Marco Valério, Alex Eduardo Zaniboni, Marcos Calzavara e Marlene Fátima Calzavara. Na Câmara Técnica de Grãos estão Marcos Rogério Franco, Alfredo Fabrão Neto e Caíque Fachin; Na de pecuária participam Rogério Michelette Pierin, Luiz Paulo Lorenzetti e Claudia Dias; na de mandioca está Marcel Thuronyi e mais os representantes a serem indicados pela ABAM e SIMP; na Câmara de Várzeas participam Kleber Hudson Canassa, Élcio Beltrame e a Associação de Produtores de Arroz Irrigado do Paraná – APAI PR; e na Câmara das demais áreas estão Márcio Garcia Cid e Mateus Augusto Pasquali. A diretoria provisória deverá propor a criação de outras Câmaras Técnicas e convidar mais pessoas para as integrarem e também para as já definidas.

Presidente da Câmara Técnica de Agricultura Sustentável e Irrigação (CTASI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a diretora executiva da ASPIPP, Priscila Silvério Sleutjes, encaminhou mensagem aos fundadores e diretores da APIP, ainda na sexta-feira passada, ao fim da Assembleia.

 

Fonte: Assess. Com.

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário