No noroeste do estado, em Iporã, o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca, apresentou ação civil pública em que requer do Estado a instalação de chuveiros elétricos para os presos mantidos na carceragem da cidade. O MPPR requer liminarmente o atendimento do pedido, sob pena de multa. Atualmente, há 46 pessoas mantidas presas na Delegacia de Polícia – 40 delas, mulheres.
A Promotoria sustenta a ação na Constituição Federal e destaca que “o Município de Iporã encontra-se localizado em região de temperatura subtropical, notabilizada pelas baixas temperaturas especialmente durante o inverno. Conclui-se, portanto, que oferecer banhos frios a população encarcerada representa violação massificada aos direitos humanos, contraria a Constituição Federal e descumpre convenções internacionais das quais o Brasil é signatário.”
Processo número 0002192-88.2023.8.16.0094
Fonte: Tudo Politica . Ass. Com. MPPR
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.
Sou mulher, mas o fato de ter ali mulheres presas, não dá o direito diferenciado. e tem mais....quem falou que Iporã é região fria, ali é calor insuportável o ano todo. Faz frio ali 10 ou 20 dias por ano..