Ótica Pupila
Industrial propõe uso da mandioca como garantia para financiamentos.
19-08-2022 13:00:49
A proposta é adotar o projeto principalmente na região do Arenito Caiuá, que, estimulado pelos altos preços, vem ampliando suas áreas com a soja.



Representante da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) junto à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados, o agroindustrial Ivo Pierin Júnior encaminhou proposta pleiteando que a entidade gestione junto ao Ministério da Agricultura para que sejam realizados “estudos no sentido de alterar as normas a respeito do seguro rural e/ou financiamento agrícola de grãos para as regiões de solo arenoso, especialmente na região do Arenito Caiuá, no Paraná”. Ele propõe que a “concessão de financiamentos e/ou contratação de seguro para as culturas de grãos nas regiões de solo arenoso e próximas de unidades de beneficiamento de raízes, seja condicionado ao plantio de uma área de mandioca suficiente para cobrir parte ou o valor do empréstimo para reduzir o valor a ser indenizado em caso de frustração de safra e, consequentemente reduzir o valor do prêmio”.

A ideia foi apresentada anteriormente a produtores e industriais de mandioca filiados ao Sindicato das Indústria de Mandioca do Paraná (SIMP) e Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM). A proposta não é nova e é praticada, com sucesso, pela Agrícola Horizonte, de Marechal Cândido Rondon, Oeste do Estado. A proposta é copiar o modelo da empresa e adotá-lo principalmente na região do Arenito Caiuá, que, estimulado pelos altos preços, vem ampliando suas áreas com a soja. Ano passado houve frustração de safra e os produtores tiveram que recorrer ao seguro ou amargar prejuízos.

A proposta, na opinião de Pierin, é um ganha-ganha. Ganham as instituições financeiras e seguradoras que terão maior garantia de recebimento, ganha o produtor, que mesmo com a frustração de safra de grãos terá uma alternativa de pagamento do financiamento e ganha o setor mandioqueiro, com o aumento da produção.

 

Fonte: Tudo Politica . Ass. Com.

 

 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário