A coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Lisiane Rocha Chzech, que é presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares, no Centro Sul do Estado, estará em Paranavaí junto com o consultor Claudinei Alves para prestigiar a fundação da comissão, dia 8 de março, às 9 horas, na sede do Sindicato.
Lisiane participara de reunião com lideranças femininas entre elas, Dra. Célia Zanatta, a primeira mulher a presidir a OAB de Paranavaí e atualmente secretária-geral e da Comissão de Mulheres da Subseção, a empresária Águida Araújo Sandri Machado, presidente da ACIAP Mulher e as representantes do legislativo municipal que hoje significam 40% da Câmara de Vereadores, Vereadoras Fernanda Zanatta, Cida Gonçalves, Maria Clara e Zenaide Borges.
O presidente diz que a reunião e a participação na Comissão estão abertas às produtoras, esposas e filhas de produtores, e profissionais do campo, como agrônomas, veterinárias e zootecnistas dos municípios de toda a extensão de base do sindicato: Paranavaí, Tamboara, Amaporã, Mirador e Nova Aliança do Ivaí.
Há vários anos a FAEP vem incentivando às mulheres a ocupar mais no dia a dia da sociedade. O presidente do Sindicato, Pierin Júnior, que fez parte da Diretoria executiva da Federação lembra que as mulheres são a maioria da população brasileira. “No entanto, sua participação nas instâncias superiores de decisão fica muito longe desta proporção. Basta olharmos para o Congresso Nacional, para os comandos dos Estados, municípios e até para o dia-a-dia nas associações, sindicatos e cooperativas para notar que as mulheres precisam ocupar os espaços de forma mais proporcional”. Para corrigir esta distorção, há mais de dez anos a FAEP tem iniciativas para formação de lideranças no campo.
A primeira reunião para a organização acontecerá no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 9 horas, na sede do Sindicato.
Fonte: Tudo Politica . Ass. Com.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.