Levantamento realizado pelo departamento de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) da Santa Casa de Paranavaí mostra que o número de mortes na Ala Covid do hospital cresceu 400% este ano em relação a 2020. O estudo refere-se ao período entre 6 de abril do ano passado e dia 7 de junho deste ano.
Mesmo com menos dias, 2021 já registrou, até o dia 7 de Junho, 657 internações, contra 470 verificados em 2020. Uma variação de 41% mesmo sendo num período menor. No total, juntando os dois períodos, já foram internados na Ala Covid da Santa Casa 1.127 pacientes, sendo que 711, o equivalente 63%, receberam alta. Outros 328, ou 29%, evoluíram a óbito. O percentual não fecha em 100% em razão dos pacientes que continuam internados. Em 2020, dos 470 internados, 344 (81%) tiveram alta. Esse número caiu bastante este ano: Dos 657 internados, 367 (55%) tiveram alta.
Apesar da situação delicada, a Santa Casa não tem mais como aumentar leitos. “Estamos no limite. Não temos como ampliar a Ala Covid por falta de espaço e principalmente, por falta de recursos humanos. Não adianta ter o equipamento e o leito se não temos o profissional, o médico, a enfermeira”, explica o diretor-geral administrativo do hospital, Héracles Alencar Arrais.
A Santa Casa de Paranavaí é referência para os 28 municípios da jurisdição da 14ª Regional de Saúde. Mas o planejamento do Governo do Estado para o enfrentamento a pandemia, prevê uma rede macrorregional, envolvendo também hospitais de Maringá, Cianorte, Umuarama e Campo Mourão. Por isso, a Santa Casa de Paranavaí já atendeu em sua ala Covid pacientes de mais de 60 municípios.
“Não é hora de baixar a guarda. É preciso manter todos os cuidados. O momento exige que continuemos com os cuidados sanitários. Temos que torcer para não faltar vacinas permitindo inclusive a agilização do processo de imunização. Só assim vamos sair desta situação de crise sanitária”, diz Pelisson.
Fonte: Tudo Politica . Ass. Com.
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.
Essa diretoria da Santa Casa tem credibilidade. Mesmo nesse período de COVID eles têm conseguido manter o padrão.