Setembro Amarelo - Em 2003, a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo foi a cor escolhida para representar este sentimento. O objetivo é que os governos promovam ações, caminhadas, campanhas e atividades diversas com vista ao enfrentamento do suicídio. Enquanto a taxa mundial de suicídio caiu 9,8% a cada 100 mil habitantes (dados da OMS), no Brasil o índice de ocorrências subiu 7%. Ainda segundo a Organização mundial de Saúde – OMS, a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos foi suicídio. Na faixa etária entre meninas de 15 a 19 anos, o suicídio também é foi a segunda principal causa de óbito.
Apesar da queda mundial no número de ocorrências, os índices ainda são assombrosos: cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. Esses índices apontam o quanto ainda precisamos dar atenção ao tema e intensificar os alertas, aproveitando que estamos no Setembro Amarelo, para reduzir o número de mortos por suicídio.
O aumento do suicídio entre os jovens é um fenômeno mundial e que, nos últimos anos, vem causando crescente preocupação também no Brasil, e não pode ser compreendido ou explicado por um só fator. A depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos. Os métodos mais comuns de suicídio são enforcamento, envenenamento por pesticidas e armas de fogo.
SETEMBRO AMARELO EM PARANAVAÍ - Enquanto em muitos estados e municípios, mesmo na pandemia, são criadas diversas formas de engajamento ao setembro amarelo com a fixação de faixas, outdoor, iluminação de prédios públicos e monumentos, em nossa cidade, o setembro amarelo passa em branco, sem nenhuma manifestação das instituições públicas. Outro agravante é a ausência de um programa de atenção e prevenção ao suicídio. Nosso município não conta com uma unidade de Psiquiatria e não possui leitos psiquiátricos para atendimento emergencial. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, o suicídio passou a ser um problema de saúde pública, cabendo aos gestores a responsabilidade de desenvolver em cada cidade um programa de enfretamento do problema.
Dr. Osésa Rodrigues de Oliveira - Psicanalista Clínico
Psicanálise Clínica - Instituto Evolutivo/DF
Pós-Graduado em Psicanálise Aplicada - Faculdade de Tecnologia de Palmas/TO
Bacharel em Psicologia e Aconselhamento - Emill Brunner Wolrd University/USA
Transtornos Mentais Graves - Instituto de Psiquiatria HC/USP/SP
Bacharel em Teologia - Faculdade João Calvino/DF
Dr. Osesa atende na Clinica Plenamente localizada na Rua Luiz Zaros 48 - Jdardim Ipe - Paranavaí - Pr. Telefone 44 - 99760-1317 / 3062.2898
Fonte: Tudo Politica . Ass. Com.
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Tudo Política não reflete a opinião deste Portal.